Alimentação dos bebês no verão

No verão, é importante ter atenção com a alimentação e a hidratação, principalmente de bebês, pois eles são mais sensíveis e sofrem para se adaptar às altas temperaturas. Crianças em aleitamento materno exclusivo irão solicitar mais o peito, já que sua água provém do leite. Para as mães que utilizam fórmulas, ofereça ao seu bebê água filtrada fresca. E, para as crianças que já passaram pela fase de introdução alimentar, ofereça muita água durante todo o dia, além disso, chás gelados, sucos naturais e a água de coco também são ótimas opções para auxiliar na hidratação.

Caso seu filho já consuma papinhas, escolha legumes, verduras e frutas mais hidratantes, como pepino, tomate, salsão, abobrinha, alface, abóbora, cenoura, couve-flor e brócolis. Aposte nas frutas: melancia, melão, abacaxi, ameixa, morango, laranja e maçã. E as carnes brancas são também uma boa opção. Opte por alimentos cozidos, assados ou grelhados. Diminua o consumo de sal e tome mais cuidado com alimentos fora da geladeira. Não se preocupe se o apetite diminuir, pois é normal em dias quentes.

Nessa época também são comuns as viagens com a família, por isso é fundamental ter atenção ao que o seu bebê está consumindo. É importante oferecer alimentos de fácil digestão. Não deixe também de levar uma garrafa de água e prefira alimentos feitos em casa, mas leve-os em sacolas térmicas para garantir a temperatura ideal.

Não há problema em sair da rotina, mas é importante que pais e mães sejam o exemplo e cultivem uma boa alimentação e bebam muita água. Principalmente mães que ainda estão amamentando, pois é preciso garantir a hidratação da mãe e do bebê, que se dá por meio do leite materno.

Pediatras aconselham que os bebês bebam cerca de um litro e meio de líquido diariamente. Mas nada de água de torneira, pois ela pode estar contaminada. Além disso, é importante colocar uma roupa mais leve que permita a transpiração e evitar a exposição solar em horários mais quentes, lembrando que até os seis meses não é recomendado o uso de protetor solar. Outra preocupação é com as assaduras, realize trocas de fralda mais frequentes e dê mais de um banho ao dia.

Outro cuidado é com o ar-condicionado e o ventilador, pois crianças e bebês podem ficar mais suscetíveis a doenças respiratórias devido ao ar seco. Além disso, é preciso ter atenção com o choque térmico. Então, logo após o banho, antes de sair, certifique-se de que a criança ou o bebê não esteja com o corpo muito quente ou mesmo de cabelos molhados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *