Gravidez no verão – confira cuidados que você deve ter

Durante o verão, a gravidez exige cuidados extras para manter o bem-estar da mulher.Afinal,na gestação as mulheres já sentem naturalmente mais calor devido à aceleração do metabolismo. Além disso, o cansaço natural também aumenta com as altas temperaturas, e, como a pressão arterial costuma ser mais baixa durante esse período, existe o risco de tonturas e desmaios.
O principal cuidado é com o aumento da transpiração e a perda de líquidos, por isso é preciso repor e ingerir ainda mais líquidos para manter os níveis adequados delíquido amniótico. O maior consumo de água também evita as consequências do mal-estar causado pela queda de pressão. Mas a água tem outros benefícios:
- Previne dores de cabeça: é comum durante a gestação enxaqueca devido às mudanças hormonais. Como os medicamentos são contraindicados, aumente o consumo de água.
- Diminui o inchaço: a água auxilia na melhora da circulação sanguínea, o que diminui a retenção de líquido e o inchaço. Além disso, alimentos fonte de potássio e magnésio ajudam a reduzir esse inchaço (banana, abacate, semente de abóbora, castanha-de-caju, grãos integrais e frutas).
Para se manter hidratada também é possível consumir sucos naturais, água de coco, sopas frias e frutas. Mas evite refrigerantes, sucos industrializados e chás escuros. O ideal é consumir de 2,5 litros a 3 litros de água por dia.
Evite alimentos com muito sódio e gordura. Além disso, não é uma boa hora para experimentar alimentos, pois existe risco de intoxicação e alergias. Caso saia de casa, leve alguns lanchinhos para evitar ficar muito tempo de jejum. Caso ainda esteja com sintomas de enjoo, opte por alimentos como torradas, biscoitos, pães integrais ou raízes, como mandioca e chips de batata.
Outra dica é hidratara pele. Mesmo com o aumento da oleosidade durante o verão, é importante que a mamãe mantenha a pele hidratada, pois ela estica nesse período, o que favorece o aparecimento de estrias. Para evitar a sensação de pele pegajosa, use hidratantes com toque seco.
Fique atenta ao uso do protetor solar, o aumento hormonal potencializa a produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele e cabelos, aumentando a chance de aparecimento de manchas, principalmente no rosto. Assim, além do protetor a cada duas horas, é recomendávelusar chapéus e viseiras. E evite o sol entre as 10h e as 16h.
Use roupas mais folgadas e de tecidos leves, e, caso váà praia ou à piscina, leve mais de um biquíni. A baixa imunidade e o pH corporal mais ácido na gravidez deixam as gestantes mais propensas a desenvolver infecções urinárias e ginecológicas.
Uma dica émolhar os punhos na torneira com água fria ou passar uma toalha molhada na testa e na nuca para ajudar a se manter fresquinha. Ter um borrifador em spray com água também é bom. O bom e velho leque pode ser uma opção. E descanse, você se sentirá mais cansada.
Deixe um comentário