O que é retinoblastoma?

Na última semana, a internet se chocou com a notícia de que a filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin, de apenas 1 ano e 3 meses, está com câncer nos olhos. Rapidamente, as buscas pelo retinoblastoma começaram a aumentar.
Mas o que é essa doença rara que atinge crianças?
É um tumor que atinge células da retina, a parte do olho que é responsável pela visão, e pode estar presente desde o nascimento do bebê, vindo a ser descoberta apenas mais tarde, pois no início apresenta poucos ou nenhum sintoma.
Como identificar?
É possível perceber as pupilas esbranquiçadas no contato da luz com os olhos. Além disso, pode parecer que a criança está olhando para diferentes direções ao mesmo tempo.
Outro sintoma pode ser vermelhidão na área dos olhos. Movimentos involuntários também podem aparecer em alguns casos.
Como tratar?
Por ser um tipo de câncer, é necessário fazer quimioterapia e/ou radioterapia. Tratamento com laser também pode ser uma opção para curar esse tipo de tumor maligno.
É muito importante consultar o oftalmologista e médicos de confiança caso exista algum sintoma!
É possível prevenir?
O retinoblastoma é causado por mutações genéticas no início do desenvolvimento fetal, quando as células da retina estão se dividindo para formar novas células maduras. Nesse processo, pode ocorrer um problema e elas continuam a se multiplicar descontroladamente.
Por isso, não existem fatores de risco evitáveis para essa doença. O ideal é sempre levar a criança ao pediatra para consultas de checkup, para que, caso ocorra algum problema, possa ser detectado e tratado desde o início.
Deixe um comentário